Iniciativa é do Governo de Minas por meio do Passaporte Mineiro do Conhecimento.
Em uma iniciativa inédita para os alunos, o Governo de Minas anunciou, no último dia 20 de dezembro, em Belo Horizonte, que todos os finalistas do projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento terão a oportunidade de embarcar para intercâmbios culturais internacionais.
Com a ampliação de vagas, o total de contemplados saltou de 90 para 150, garantindo que todos os participantes da etapa final do processo seletivo tenham a chance de realizar o intercâmbio. As escolas que participam da iniciativa são do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), da rede estadual de ensino de Minas Gerais.
O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus durante cerimônia realizada com os alunos, no Auditório JK, na Cidade Administrativa.
O aluno Fagner Albano Aguiar, de Mirai, foi o aluno vencedor do projeto “Passaporte Mineiro do Conhecimento”.
A cerimônia de anúncio aconteceu no dia 20/12, em Belo Horizonte.
Fagner estava acompanhado de sua mãe, Ionice, a diretora, Renata, a Superintendente da SRE Muriaé, Lumena e a analista educacional Wilcilane;
A Escola Estadual Santo Antônio (Ginásio) torceu, apoiou e comemorou a grande conquista tanto para Fagner quanto da Escola.
Em meados de 2025, Fagner estudará em outro país, projeto este custeado pelo Governo do Estado.
Com investimento de cerca de R$ 26 milhões, a iniciativa reforça o compromisso do Governo de Minas com a educação pública e a criação de novas oportunidades para os jovens. A medida só foi possível devido à austeridade e ao compromisso do Estado com os recursos públicos.
O Passaporte Mineiro do Conhecimento é idealizado pelo Governo de Minas e implementado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA). Nesta edição, o programa recebeu mais de mil inscrições de estudantes de escolas do EMTI em todo o estado. O processo seletivo foi focado no desenvolvimento de habilidades acadêmicas, de liderança e engajamento social. Os participantes passaram também por entrevistas individuais para uma avaliação mais detalhada.
Também foram levados em conta, entre outros critérios, o comprometimento acadêmico e as recomendações das equipes escolares, priorizando habilidades de protagonismo e engajamento em atividades alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Dentre os 150 estudantes que irão embarcar para o intercâmbio, estão representadas 41 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e 63 municípios. O secretário de estado de Educação, Igor Alvarenga, afirmou que a ação valoriza a educação no estado.
GUIA MIRAI
Comentários