top of page
logo branca.png

CIDADE MINEIRA DO ALTO PARANAÍBA É ELEITA A MAIS INTELIGENTE E FELIZ DO BRASIL

Foto do escritor: GUIA MIRAI GUIA MIRAI

São Gonçalo do Abaeté foi reconhecida no Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards por suas iniciativas de sustentabilidade e bem-estar na gestão pública. São Gonçalo do Abaeté fica a cerca de 376 quilômetros de Belo Horizonte

Localizado no Alto Paranaíba, o município de São Gonçalo do Abaeté foi eleito o mais inteligente e feliz do Brasil na Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards. A premiação internacional celebra iniciativas que transformam e impactam positivamente as cidades. O reconhecimento veio por meio do projeto “São Gonçalo Mais Feliz: Sustentabilidade e Bem-Estar na Gestão Pública Municipal”, vencedor na categoria Cidades Inteligentes. A cerimônia ocorreu na última semana, em Curitiba (PR).


São Gonçalo do Abaeté fica a cerca de 376 quilômetros de Belo Horizonte e possui quase oito mil habitantes. A iniciativa premiada está em desenvolvimento desde 2022 e é o primeiro caso no país a aplicar o conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB) na gestão municipal. Esse indicador mede o bem-estar da população, associando-o ao desenvolvimento do município. Ele é baseado em nove dimensões: Bem-estar Psicológico, Uso do Tempo, Vitalidade da Comunidade, Cultura, Saúde, Educação, Diversidade do Meio Ambiente, Padrão de Vida e Governança.


A cidade foi reconhecida na categoria Cidades Inteligentes, que premia estratégias capazes de promover melhorias significativas na qualidade de vida da população. Com o projeto “São Gonçalo Mais Feliz: Sustentabilidade e Bem-Estar na Gestão Pública Municipal”, o município implementou 13 iniciativas alinhadas às nove dimensões do FIB.


Entre as ações que garantiram o prêmio a São Gonçalo do Abaeté, algumas foram realizadas em parceria com o Sebrae Minas, especialmente na área de governança. Entre os projetos desenvolvidos estão: Sala Mineira do Empreendedor, Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), Programa Sebrae Delas, voltado para o empreendedorismo feminino, e Programa Restaurar, que propõe melhorias na gestão ambiental.


GUIA MIRAI

(Com informações de O Tempo)

Comments


bottom of page