O comitê de enfrentamento à Covid-19 de Belo Horizonte, formado por três infectologistas, será extinto nesta quinta-feira (31). A informação foi confirmada à reportagem por Cláudia Navarro, nova secretária municipal de saúde da capital, empossada pelo prefeito Fuad Noman.
Em entrevista a OTEMPO, Navarro destacou que a decisão já estava tomada no ato de criação do comitê, ainda pelo ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD). "Quando o comitê foi criado, lá em março de 2020, foi criado para existir durante o período de calamidade pública, segundo o governo federal. Já existia a previsão de que ele iria funcionar de março de 2020 ao dia 31 de março de 2022 (hoje). É uma extinção burocrática, mas já definida há dois anos e, coincidentemente, sou nomeada um dia antes", afirmou Cláudia.
A secretária classificou o trabalho dos infectologistas Carlos Starling, Estevão Urbano e Unaí Tupinambás como "brilhante". Quero deixar claro que não há relação com a gestão que assume agora. Conheço todos os profissionais e acompanhei o brilhante trabalho que eles fizeram. Muito dos resultados obtidos se deve aos infectologistas e, quando for preciso, eles não vão deixar de ser convocados pela secretaria de saúde", acrescentou.
O comitê foi instituído em 17 de março de 2020, por meio do decreto 17.298 assinado por Alexandre Kalil. Desde então, a opinião dos infectologistas teve peso relevante na tomada de decisões durante a pandemia.
GUIA MIRAI por O Tempo
Comments