A declaração foi feita durante pronunciamento transmitido em rede nacional de rádio e televisão na noite deste sábado (5)
A presidente do TSE afirmou que a democracia é construída com "os que pensam igual e os que pensam diferente".
BRASÍLIA - Às vésperas das eleições, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, fez um apelo para que as eleições deste domingo (5) ocorram "sem hostilidades e desalentos insuperáveis". A declaração foi feita durante pronunciamento transmitido em rede nacional de rádio e televisão na noite deste sábado (5).
"Cada eleitora e cada eleitor faz sua cidade, e cada cidade é o Brasil no qual caminhamos todos os dias. Do plural, fazemos a unidade cívica. Vamos caminhar juntos, atentos, sem hostilidades nem desalentos insuperáveis. O seu voto é a cidade que se constrói. Tenham um excelente domingo de eleições democráticas", disse.
Mais de 155,9 milhões de eleitores devem ir às urnas neste domingo, 6 de outubro. Neste primeiro turno, a escolha será para os cargos de prefeito - em chapa conjunta com o vice - e vereador. Eleitores devem comparecer aos seus locais de votação, disponíveis para consulta no site do TSE ou no aplicativo e-Título.
Leia mais: Guia do eleitor: Veja tudo o que você precisa saber para votar neste domingo (6)
O tom e pedido de tranquilidade em seus recentes discursos contrastam com os momentos de tensão enfrentados pela Justiça Eleitoral. A campanha foi marcada pelo aumento da violência física e verbal entre candidatos, pela infiltração do crime organizado nas disputas e a já esperada proliferação de fake news.
“O voto é o gesto que guarda o seu ideal de cidade, onde cada um vive e quer realizar seus sonhos. Voto democrático é espaço de liberdade individual para a construção social. Nem sempre se pôde votar no Brasil. O voto foi conquistado para que a democracia prevalecesse, e ela é construída com a participação de todas as pessoas - os que pensam igual e os que pensam diferente”, disse a ministra.
“Em nenhum outro momento da vida política, cada cidadã, cada cidadão, é mais soberana e soberano do que na hora do voto, que tem o seu sigilo garantido pela urna, absolutamente segura. Por isso, neste domingo convido cada eleitora e cada eleitor a exercer o seu direito fundamental de participar com tranquilidade e com seriedade deste grande momento de escolha do seu representante na cidade", completou;
Cármen Lúcia também reafirmou a segurança das urnas eletrônicas e a integridade do sistema de totalização de votos no país, que têm sido alvo de ataques recorrentes. A ministra destacou que aproximadamente 20 mil profissionais da Justiça Eleitoral trabalharam e continuarão empenhados para garantir que todo o processo ocorra sem contratempos.
"A Justiça Eleitoral trabalhou com afinco e engajamento total para que os eleitores e as eleitoras pudessem ir, tranquilamente, entre as 8h e 17h da tarde, horário de Brasília, a seu local de votação e para que a urna, segura, auditável e inquestionável, acolha o seu voto. Ele será apurado, o resultado será proclamado, e os eleitos serão empossados segundo o que a maioria do eleitorado decidir, como é próprio da democracia", afirmou.
Quais são os números dos candidatos nas Eleições 2024?
Quer conhecer todos os políticos que concorreram ao pleito? Confira a lista de candidatos a prefeito e vereador de todas as cidades do Brasil nestas Eleições 2024. Em nossa página especial, vamos mostrar os números dos candidatos e suas propostas de campanha, além de dados especiais.
GUIA MIRAI
Comments