top of page
Foto do escritorGUIA MIRAI

Mais de 1 milhão de crianças já foram vacinadas contra a Covid em Minas.

Número, entretanto, está subnotificado, conforme a Secretaria de Estado de Saúde.



Minas Gerais já tem mais de um milhão de crianças, de 5 a 11 anos, vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A marca foi atingida nesta quarta-feira (09), conforme boletim enviado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). A campanha de imunização infantil completa dois meses na próxima segunda-feira (14) sem registros de reações graves às aplicações, mas ainda com desafios à frente.

Até o momento, a cobertura vacinal no Estado é de 56% para a primeira dose, longe do ideal defendido por especialistas, que é a aplicação em 100% do público. Conforme o Executivo, cerca de 49 mil crianças já receberam a segunda dose da vacina, totalizando 2,6% do público-alvo com duas aplicações. Os dados estão disponíveis no portal vacinômetro. Entretanto, de acordo com a secretaria, ainda há uma subnotificação dos registros em Minas. “O número pode ser ainda maior, já que muitas prefeituras ainda não enviaram ou estão enviando gradualmente os dados de vacinação”, salientou. Ao todo, 1,8 milhão de crianças mineiras de 5 a 11 anos estão aptas à imunização contra a Covid. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, reforçou que as vacinas aplicadas em crianças - Coronavac e Pfizer - são eficazes. O gestor também ressaltou a necessidade da vacinação para garantir a saúde e bem-estar dos pequenos. “Temos muitas doses disponíveis e muitas crianças ainda não foram tomar. Não acreditem em fake news, acreditem em informação de verdade. Vacinem as crianças para protegê-las”, enfatizou. Baccheretti também ressaltou o ritmo da vacinação infantil no estado. "No começo, houve alguma desconfiança, mas à medida que foi havendo uma grande procura, as pessoas foram constatando que não havia nada de grave. Desta forma, os pais ou responsáveis se sentiram mais seguros. Já aplicamos um milhão de doses em crianças e não tivemos nenhum evento adverso grave. Ou seja, a vacina é segura e este é o caminho que temos em relação à pandemia", disse. Em Belo Horizonte, os dados do boletim epidemiológico da prefeitura desta terça-feira (8) apontam para uma cobertura vacinal de 68% entre as crianças de 5 a 11 anos. Na cidade, são 193.192 meninos e meninas que podem receber os imunizantes.

Flexibilizações

Nesta quinta-feira (10), o secretário Fábio Baccheretti vai conceder entrevista coletiva à imprensa, na Cidade Administrativa. A expectativa está em torno do anúncio da retirada da obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre no Estado. “A partir da melhora nos indicadores, a SES-MG fará uma avaliação do cenário para tomar uma decisão sobre a possível flexibilização e a orientação atualizada acerca do uso de máscaras, especialmente em locais abertos, para depois decidir sobre espaços fechados”, disse a pasta em nota.


Fonte: O TEMPO


Comentários


bottom of page