Em Mirai foi confirmado caso de raiva bovina no município.
No Brasil, o número de casos já supera o do ano de 2021.
As autoridades sanitárias estão em alerta, pois 23 animais, entre bois, cavalos e ovelhas já testaram positivo.
Para evitar que a doença continue gerando perda na área rural, é preciso prevenir. A vacina antirrábica é o primeiro passo. Além disto, as propriedades devem ser cuidadosamente verificadas, para evitar colmeia de morcego, já que é o responsável pela transmissão.
A médica veterinária, Maria Carolina, conversou com a reportagem, e trouxe alguns esclarecimentos sobre o caso.
Ela disse, principalmente para os Produtores Rurais, que "O vírus da raiva já se encontra em nosso município na espécie Bovina.
Além do grande prejuízo econômico, esta doença passa para nós seres humanos e pode ser fatal.
Sabemos que para certificar precisamos da coleta de material para análise laboratorial. Mas diante da existência do vetor (morcego hematófago presente em nossa região) e os sintomas acometidos nos bovinos, fechando o diagnóstico de raiva.
(Médica veterinária Maria Carolina, atuante na Casa do Agricultura em Mirai)
Aos produtores, ela ainda deixou um alerta:
Animais não vacinados - Vacinar e revacinar após 30 dias;
Animais vacinados - Vacinar a cada 6 meses;
Animais com menos de 3 meses com mães vacinadas: vacinar a partir de 3 meses;
Animais com menos de 3 meses sem mães vacinadas: Vacinar
Sobre a raiva:
A raiva é uma doença que pode atingir qualquer mamífero, inclusive o homem, por isso, qualquer pessoa que tenha tido contato com animal contaminado deve imediatamente procurar ajuda médica, antes dos primeiros sintomas.
Quando se dá em humanos, a pessoa, quando é exposto a animais com possível diagnóstico para raiva, ele vai ser encaminhado para uma unidade de saúde e será feita a avaliação, e deve ser aplicada a vacina ou até soro anti rábico para evitar que esse ser humano venha desenvolver essa enfermidade.
VIDEO DO BOVINO DOENTE
É preciso saber que essa é uma doença que tem característica terminal, ou seja partir do homem ou o animal começa a sentir os sintomas, não tem mais volta. É uma certeza que o animal ou o homem virá a óbito.” Sinais de infecção: Os sinais compatíveis com suspeita de raiva nos herbívoros são o isolamento, perda de apetite, salivação abundante, perda de equilíbrio e consequentes quedas, opistótono (estiramento do pescoço), entre outras. GUIA MIRAI
Comments