Algumas pessoas acordam sempre cansadas e com pouca energia, não importa quantas horas durmam. Por quê?
"Existem muitas formas de nos sentirmos cansados". Cansaço é uma das queixas mais ouvidas em consultórios médicos.
Uma meta-análise de 2023 examinou 91 estudos de três continentes e concluiu que um em cada cinco adultos em todo o mundo sofre de fadiga generalizada que dura até seis meses, mesmo não apresentando condições médicas conhecidas.
Nos Estados Unidos, 44% dos mais de mil adultos pesquisados pela Fundação Nacional do Sono em 2019 afirmaram que se sentem sonolentos entre dois a quatro dias por semana.
E uma pesquisa do instituto YouGov envolveu cerca de 1,7 mil pessoas em 2022 e concluiu que um em cada oito adultos britânicos se sente cansado "todo o tempo", enquanto outros 25% estão exaustos "na maior parte do tempo".
As mulheres têm mais probabilidade de se sentir fatigadas do que os homens, quer elas tenham filhos ou não. Esta mesma conclusão aparece em diversos estudos.
Apesar dessa onipresença, a compreensão dos cientistas sobre a fadiga (incluindo suas causas, como ela altera o nosso corpo e o cérebro e sua melhor forma de tratamento) é incrivelmente limitada. Até a sua definição é complicada.
O cansaço é diferente do sono, que é "mais uma propensão a adormecer", explica a médica britânica Rosalind Adam.
"Os dois estão relacionados, é claro, mas a fadiga é muito mais multidimensional."
GUIA MIRAÍ
(por BBC Brasil)
Comments