PRÉDIOS COMERCIAIS NA CHINA COMEÇAM A PROIBIR CARROS ELÉTRICOS EM GARAGENS SUBTERRÂNEA
- GUIA MIRAI
- 19 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Preocupação com incêndios em baterias leva a medidas restritivas em estacionamentos; no Brasil, novas normas foram propostas pelos Bombeiros de SP

Empresas na província chinesa de Zhejiang, ao sul de Xangai, começaram a proibir veículos elétricos (VEs) em seus estacionamentos subterrâneos devido ao risco de combustão espontânea.
Hotéis cinco estrelas em Hangzhou e Xiaoshan já implementaram a medida, motivada por recentes incêndios envolvendo esses veículos. A informação foi veiculada pela agência não-estatal da China Radio Free Asia.
De acordo com um gerente de segurança de um hotel em Hangzhou, a decisão foi tomada com base nas características dos incêndios em veículos elétricos e na limitada capacidade de combate ao fogo nas garagens subterrâneas do local.
O hotel instalou placas que orientam os motoristas de EVs a utilizarem vagas reservadas, ao ar livre, conforme revelado por um usuário na rede social X (foto abaixo).
Coreia do Sul adota restrições
A China não é o único país asiático a adotar medidas restritivas ao estacionamento de carros 100% elétricos. Em Seul, na Coreia do Sul, após um incêndio envolvendo um Mercedes-Benz EQE, veículos elétricos agora só podem acessar garagens subterrâneas com menos de 90% de carga, e estão proibidos de ser recarregados além dos 80% em estações públicas.
Na China, a preocupação com a segurança de veículos elétricos não tem se restringido às províncias citadas. Em agosto, um incêndio em Guangzhou, causado por fuga térmica de uma bateria de EV, atingiu três carros e várias bicicletas elétricas antes de ser controlado pelos bombeiros.
Relatórios locais indicam que ocorreram pelo menos 11 casos de combustão espontânea de veículos elétricos, em Hangzhou, entre 30 de abril e 4 de maio.
Brasil discute novas normas
O Brasil deu início, somente em 2024, a discussões sobre a adoção de normas específicas para aumentar a segurança no estacionamento de veículos elétricos em locais fechados.
Em abril, o Comando do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo (CBPMESP) emitiu um parecer técnico propondo medidas para evitar o alastramento de incêndios em casos de falha nas baterias de EVs.
Entre as recomendações está a exigência de um espaçamento de cinco metros entre cada vaga destinada a veículos elétricos. A medida visa minimizar os riscos de propagação do fogo em caso de combustão.
Barreiras físicas e outras medidas
Além do distanciamento entre as vagas, o CBPMESP sugere a construção de barreiras de 1,60 m de altura por cinco metros de comprimento entre os veículos, reforçando a contenção de incêndios.
Outra proposta é a instalação de sistemas de detectores de fumaça com sprinklers, que funcionam como chuveiros automáticos no teto das instalações, para controlar eventuais focos de incêndio e evitar danos maiores.
Essas medidas estão sendo avaliadas em meio ao aumento da adoção de veículos elétricos no Brasil, que se tornou o maior importador de EVs fabricados na China.
GUIA MIRAI
(Com informações de O Tempo)
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