Pesquisas eleitorais realizadas na última semana apontam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega à reta final com vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), mas o cenário não é conclusivo devido às variações possibilitadas pela margem de erro. De sete pesquisas consultadas, cinco apontam Lula como vencedor. Em outros dois levantamentos, o petista está numericamente à frente, mas há empate técnico dentro da margem de erro. Em um deles, Bolsonaro venceria o petista no limite da margem de erro.
Cada instituto tem amostras diferentes – o número de pessoas entrevistadas varia – e metodologias distintas (presencial, por telefone ou internet). Além disso, apesar de as pesquisas terem sido realizadas na última semana, o período exato das entrevistas nem sempre é o mesmo. Esses três fatores influenciam os resultados de cada instituto.
A diferença pode ir de 4 pontos para Bolsonaro, no Paraná, até 12 pontos para Lula, no Ipec (ex-Ibope). Além do Ipec, Lula é apontado como vencedor da eleição pelos institutos PoderData, Quaest, Atlas e Datafolha. Já Ipespe e Paraná consideram que há empate técnico entre Lula e Bolsonaro, apesar de o presidente estar numericamente atrás.
Pelo Ipespe, o petista tem 53%, e o candidato do PL, 47%. Porém, como a margem de erro é de 3 pontos, eles estão empatados tecnicamente. No limite, Lula e Bolsonaro poderiam ter 50% dos votos.
O Paraná Pesquisas apresenta um cenário ainda mais acirrado: Lula tem 50,2%, contra 49,8% do presidente. Neste caso, a margem de erro é de 2,2 pontos. Dessa forma, é possível que Bolsonaro seja vitorioso com 52%, contra 48% de Lula.
A pesquisa mais favorável a Lula é a do Ipec, que o coloca com 54% dos votos válidos, contra 46% de Bolsonaro. Quaest, PoderData e Datafolha apontam que o petista tem 53%, contra 47% do candidato do PL. A Atlas apresenta resultado similar: 53,2% a 46,8% para Lula. Embora a eleição esteja próxima, haverá ainda mais uma rodada de pesquisas: Datafolha, Ipec, Quaest, Atlas e Paraná, amanhã.
Em Minas
Levantamento da Quaest mostra que Lula tem 45% dos votos totais em Minas, contra 40% de Bolsonaro. Os indecisos somam 8%, e brancos e nulos, 7%. Como a margem de erro é de 2 pontos, o petista está na frente.
O Datafolha coloca Lula numericamente na liderança, mas tecnicamente empatado com Bolsonaro: ele tem 48%, contra 43% do presidente. Indecisos são 3%, e brancos e nulos, 5%. A margem de erro é de 3 pontos.
A Atlas também aponta empate técnico no Estado: Lula tem 51%, contra 47,8% do presidente. Indecisos, brancos e nulos são 1,2%. A margem é de 2 pontos.
GUIA MIRAI por O Tempo.
Komentarze